01 Outubro
Cerco de Jericó
12 Outubro
Nossa Senhora Aparecida
28 Outubro
Terço de Nossa Senhora Rosa Mística com Madre Hildegardes
Próximos eventos
Aniversário de 145 anos de Vila Isabel
14 de outubro de 2017
A A A

Organizado pela Superintendência da Grande Tijuca, o aniversário de 145 anos de Vila Isabel foi comemorado com fé e festa.

Uma Missa celebrada pelo Pároco, Padre Valtemário Frazão, na matriz Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do bairro, contou com a presença de lideranças e pessoas que fazem a diferença na Vila, homenageadas ao final da celebração.

Estavam presentes o Superintendente Regional da Grande Tijuca, José Henrique Júnior, o deputado Chiquinho da Mangueira, o responsável da 4ª Região Administrativa, Marcelo Guerreiro, o empresário, Alexandre Beça com a mulher, entre outros. O empresário Jorge Artur que adquiriu, recentemente, o tradicional ‘Petisco da Vila’, agora ‘Sempre Vila’, reconhecido como um benfeitor do bairro, um dos homenageados, não pôde comparecer.

“Paz, concórdia e justiça para toda comunidade”, enfatiza o Padre durante a cerimônia. Ele foi um dos homenageados. A Missa seria campal, mas não foi possível em virtude da chuva. A igreja estava cheia e, do lado de fora, na Avenida 28 de Setembro, com meia pista interditada, o agito era visível. Tendas com serviços gratuitos à população e atrações musicais que entraram pela madrugada.

Há oito anos no bairro, a baiana Neise Gomes, a Naná do Acarajé, também foi homenageada. “Não me considerava tão importante”, disse. Ao final da Missa, os fiéis cantaram parabéns para você e depois foram cortar o bolo ao lado da igreja, entoando “Cidade Maravihosa”.

 

História

Fundado em 1872, o bairro de Vila Isabel foi concebido pelo Barão de Drummond (João Batista de Viana Drummond), e foi um dos primeiros bairros projetados da cidade.

Tem origem nas terras da Imperial Quinta do Macaco, conhecida como Fazenda do Macaco. Os nomes das ruas e de sua principal avenida, foram escolhidos pelos idealizadores, tendo em vista uma homenagem a data da assinatura da Lei do Ventre Livre (28/09/1871) e alguns personagens da história, considerados abolicionistas notáveis.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À BASÍLICA NOSSA SENHORA DE LOURDES - RIO DE JANEIRO