11 Fevereiro
Dia de Nossa Senhora de Lourdes e Dia Mundial do Enfermo
14 Fevereiro
Quarta-feira de Cinzas
Próximos eventos
Aniversário de 145 anos de Vila Isabel
14 de outubro de 2017
A A A

Organizado pela Superintendência da Grande Tijuca, o aniversário de 145 anos de Vila Isabel foi comemorado com fé e festa.

Uma Missa celebrada pelo Pároco, Padre Valtemário Frazão, na matriz Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do bairro, contou com a presença de lideranças e pessoas que fazem a diferença na Vila, homenageadas ao final da celebração.

Estavam presentes o Superintendente Regional da Grande Tijuca, José Henrique Júnior, o deputado Chiquinho da Mangueira, o responsável da 4ª Região Administrativa, Marcelo Guerreiro, o empresário, Alexandre Beça com a mulher, entre outros. O empresário Jorge Artur que adquiriu, recentemente, o tradicional ‘Petisco da Vila’, agora ‘Sempre Vila’, reconhecido como um benfeitor do bairro, um dos homenageados, não pôde comparecer.

“Paz, concórdia e justiça para toda comunidade”, enfatiza o Padre durante a cerimônia. Ele foi um dos homenageados. A Missa seria campal, mas não foi possível em virtude da chuva. A igreja estava cheia e, do lado de fora, na Avenida 28 de Setembro, com meia pista interditada, o agito era visível. Tendas com serviços gratuitos à população e atrações musicais que entraram pela madrugada.

Há oito anos no bairro, a baiana Neise Gomes, a Naná do Acarajé, também foi homenageada. “Não me considerava tão importante”, disse. Ao final da Missa, os fiéis cantaram parabéns para você e depois foram cortar o bolo ao lado da igreja, entoando “Cidade Maravihosa”.

 

História

Fundado em 1872, o bairro de Vila Isabel foi concebido pelo Barão de Drummond (João Batista de Viana Drummond), e foi um dos primeiros bairros projetados da cidade.

Tem origem nas terras da Imperial Quinta do Macaco, conhecida como Fazenda do Macaco. Os nomes das ruas e de sua principal avenida, foram escolhidos pelos idealizadores, tendo em vista uma homenagem a data da assinatura da Lei do Ventre Livre (28/09/1871) e alguns personagens da história, considerados abolicionistas notáveis.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À BASÍLICA NOSSA SENHORA DE LOURDES - RIO DE JANEIRO