01 Outubro
Cerco de Jericó
12 Outubro
Nossa Senhora Aparecida
28 Outubro
Terço de Nossa Senhora Rosa Mística com Madre Hildegardes
Próximos eventos
NOSSA HISTÓRIA

 

Aos 19 dias do mês de agosto do ano 1900 a capela de Nossa Senhora da Conceição de Lourdes é desmembrada da paróquia São Francisco Xavier e assim é criada a freguesia de Vila Isabel por ato do Emmo. Sr. Arcebispo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.
 
A 15 de fevereiro de 1902 é realizada a filiação da Confraria de Nossa Senhora de Lourdes à Arquiconfraria de Nossa Senhora de Lourdes, em França.
 
Anos depois a igreja de Nossa Senhora de Lourdes até então situada na antiga Praça 07 de Março, hoje Praça Barão de Drummond, muda-se para o terreno adquirido no Boulevard 28 de Setembro, 200. Assim, a ereção da nova matriz se dá a 07 de maio de 1914. E a 20 de dezembro de 1914 é lançada a Pedra Fundamental pelo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.
 
A cerimônia de dedicação do novo templo presidida pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Bento Aloísio Masella, ocorreu a 24 de maio de 1943.
 
Alguns anos depois, a 23 de maio de 1959, a Matriz recebeu o título de Basílica Menor, concedido pelo Papa João XXIII. Seu tombamento definitivo ocorreu a 31 de agosto de 1990 e foi publicado no Diário Oficial de 06 de setembro do mesmo ano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À BASÍLICA NOSSA SENHORA DE LOURDES - RIO DE JANEIRO