01 Outubro
Cerco de Jericó
12 Outubro
Nossa Senhora Aparecida
28 Outubro
Terço de Nossa Senhora Rosa Mística com Madre Hildegardes
Próximos eventos
Arquitetura da Basílica
Nossa Senhora de Lourdes

A fachada da Igreja é quase toda executada em granito nacional, proveniente do antigo Morro da Viúva, com esbelta imagem da Imaculada Conceição no vértice, sendo dispostos nas laterais do templo as imagens dos santos doutores que contribuíram para o dogma da Imaculada Conceição. Logo abaixo, o escudo episcopal de Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, Arcebispo do Rio de Janeiro que lançou a pedra fundamental da nova matriz e primeiro Cardeal da América Latina. Em seguida, há estátuas representando as três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade.

A porta principal é em jacarandá, ornamentada com cruz de cristal facetado e bronze, sendo ainda circundada pelos bustos dos Doze Apóstolos também em bronze e em tamanho natural e, tendo ao centro, São Paulo, doutor das gentes.

Predomina por toda a parte a cruz, símbolo da redenção. A igreja internamente é também em forma de cruz, estando dispostos ao longo do templo dez altares laterais, cinco à direita e cinco à esquerda. Os altares de São Miguel e Nossa Senhora do Rosário foram dedicados. Os demais altares possuem enormes esculturas de cimento, feitas no próprio local e cobertas com pó de pedra. À esquerda, em capela fechada, encontra-se a pia batismal repleta de imagens simbólicas referentes ao sacramento do batismo, tais como painéis e pinturas bíblicas que versam sobre a necessidade, matéria e feitos do sacramento.

Ver mais fotos
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À BASÍLICA NOSSA SENHORA DE LOURDES - RIO DE JANEIRO